Agência Panafricana de Notícias

União Europeia e Etiópia assinam acordo para contra migração ilegal

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A Etiópia e a União Europeia assinaram um acordo relativo a um plano de ação para lutar contra a migração ilegal e a partida de refugiados provenientes dos países do Corno de África, anuncia um comunicado oficial europeu.

Este acordo foi concluído em Valette, à margem da cimeira África-Europa sobre a migração que terminou quinta-feira, na capital maltesa.

O documento foi assinado pelo primeiro-ministro etíope, Hailemariam Dessalegn, e pelos mais altos responsáveis europeus, nomeadamente o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, a alta representante da UE para a Política Externa e Segurança Comum (PESC), Federica Mogherini, e o ministro luxemburguês dos Negócios Estrangeiros, Jean Asselborn.

Neste plano de ação, as duas partes comprometem-se a cooperar sobre a migração e a mobilidade, a migração ilegal e a luta contra o tráfico de seres humanos.

Segundo um documento oficial europeu, a Etiópia, com 733 refugiados, é o pais que acolhe o maior número de refugiados em África, servindo por este facto de ponto de partida dos migrantes e de trânsito para a migração ilegal para a Europa.

"Devemos trabalhar juntos para uma gestão responsável dos fluxos migratórios", declarou Jean-Claude Juncker.

-0- PANA AK/JSG/MAR/IZ 13nov2015