Agência Panafricana de Notícias

União Europeia disponibiliza 125 milhões de euros para Sahel

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - A União Europeia (UE) desembolsou 125 milhões de euros para o financiamento do Sahe, anunciou quinta-feira em Nouakchott o comissário europeia para a Cooperação internacional e o Desenvolvimento, Neven Mimica.

Após uma conferência de coordenação de parceiros e doadores, organizada em Nouakchott, no mesmo dia, Mimica indicou que estes recursos visam financiar um programa de resiliência das populações e de coesão social das comunidades mais vulneráveis nas áreas transfronteiriças.

O comissário europeu declarou que 10 meses após a conferência de Bruxelas sobre o Sahel, que mobilizou a comunidade internacional em torno da força do G5 Sahel, "hoje, sublinhamos as necessidades prementes de acompanharmos as nossas ações de segurança com projetos de desenvolvimento".

Graças aos 125 milhões de euros adicionais que a UE anuncia hoje, acrescentou Mimica, vamos dar prioridade a projetos de desenvolvimento nas áreas mais frágeis, com impacto imediato nas condições de vida das populações locais".

A conferência de coordenação de Nouakchott pretende mobilizar dois biliões de euros para financiar o Programa de Investimento Prioritário (PIP) do G5 Sahel durante o período 2019-2021, construído em torno de um volume de 40 projetos.

Os países membros do G5 Sahel são o Burkina Faso, o Mali, a Mauritânia, o Níger e o Tchad.

-0- PANA SAS/IS/DIM/DD 07dez2018