Agência Panafricana de Notícias

União Europeia desencorajada com situação no Sudão do Sul

Túnis, Tunísia (PANA) – Os comissários europeus para a Política Estrangeira e Segurança, Federika Mongherini, e para Ajudas Humanitárias e Gestão de Crises, Christos Stylianides, exprimiram quinta-feira, num comunicado conjunto, o seu desencorajamento em relação à situação no Sudão do Sul, quatro anos após a sua independência.

Eles deploraram fortemente a guerra lançada no país, desde dezembro de 2013, e que causou « sofrimentos terríveis dos civis e pôs termo a todos os horizontes para um futuro melhor ».

Os dois responsáveis europeus cujo comunicado foi difundido pela Agência Italiana de Notícias « Akai » advertiram contra os escândalos ligados aos crimes cometidos nos combates, sublinhando a necessidade de não deixar os autores destes atos escapar às sanções.

« Cabe à União Africana (UA) realizar inquéritos sobre as verdeiras razões deste conflito », acrescentaram os responsáveis europeus no comunicado, afirmando que apenas negociações de paz constituem o único meio de progredir. “Estamos dispostos a ajudar e a contribuir para a sua dinamização e a sua aceleração », disseram.

« É tempo para cessar o uso da violência para chegar a objetivos políticos », sublinharam os comissários europeus.

-0- PANA AD/IN/BEH/FK/IZ 10julho 2015