Agência Panafricana de Notícias

União Europeia dá apoio financeiro à sociedade civil na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – A União Europeia (UE) disponibilizou domingo último sete milhões de euros para financiar um programa de apoio à sociedade civil na Mauritânia, soube a PANA no local.

Um acordo sobre estes financiamentos foi assinado no mesmo dia pelo ministro mauritano dos Assuntos Económicos e Desenvolvimento, Sidi Ould Tah, e pelo embaixador chefe da delegação da UE na Mauritânia, Hans-Georg Gestenlauer,

Este programa servirá para "financiar projetos das organizações da sociedade civil, satisfazer as necessidades de formação e apoiar o desenvolvimento das atividades da cultura e do artesanato na Mauritânia", de acordo com a fonte.

O mesmo empreendimento reforçará as capacidades de organizações básicas e financiará iniciativas como a promoção dos direitos humanos, do género e a proteção do ambiente, indica a fonte.

A produção artesanal será valorizada por um importante apoio a jovens artesões, indica-se.

O acordo inclui igualmente a assistência às administrações públicas encarregues da aplicação da política governamental de promoção das atividades da sociedade civil.

Com base no acordo de Cotonou assinado em 2000, a UE decidiu manter uma parceira com a sociedade civil dos Países de África, dos Caraíbas e do Pacífico (ACP), com o objetivo de promover a democracia e os direitos humanos, indica-se.

-0- PANA SAS/TBM/MAR/DD 01out2012