Agência Panafricana de Notícias

União Europeia constata diminuição do número de migantes chegados à Itália

Tripoli, Líbia (PANA) – O fluxo de migrantes que chegaram a Itália a partir da Líbia registou uma diminuição contínua nos últimos quatro meses, revela um relatório da Agência Europeia de Proteção das Fronteiras (FRONTEX), citado quarta-feira pela imprensa líbia.

O relatório da FRONTEX indica que, em novembro último e por quatro meses consecutivos, foi registada uma diminuição do número de migrantes clandestinos que desembarcaram nas margens de Itália, acrescentando que "apenas três mil 200 pessoas" chegaram às costas italianas, ou seja, dois terços em relação a outubro último.

A FRONTEX indica que o número de chegadas a Itália « atingiu, desde o início deste ano, 144 mil pessoas », ou seja, uma diminuição de « 10 porcento em relação ao que foi nos 11 primeiros meses do ano passado ».

O relatório da FRONTEX conclui dizendo que "as nacionalidades dominantes entre os migrantes são a eritreia e a nigeriana".

Desde o início do ano, mais de 14 mil migrantes chegaram a Itália, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), enquanto 700 mil migrantes no total chegaram este ano à Europa pela via marítima, e mais de três mil e 250 migrantes morreram durante a travessia.

-0- PANA BY/TBM/FK/IZ 16dez2015