Agência Panafricana de Notícias

União Europeia condena explosão de violência na Líbia

Bruxelas, Bélgica (PANA) – Os ministros europeus dos Negócios Estrangeiros, reunidos em Conselho, no fim de semana, em Bruxelas, exprimiram as suas preocupações pela explosão da violência em Tripoli e Benghazi e noutras partes da Líbia, deplorando as suas consequências na segurança regional e na Europa, soube-se de fonte oficial.

Num comunicado divulgado no termo dos seus trabalhos, os chefes da diplomacia europeia apelaram a todas as partes no conflito a iniciar « imediatamente » negociações para um cessar-fogo.

Além disso, a União Europeia reitera o seu apoio à Missão Civil da ONU na Líbia (UNSMIL) para alcançar uma cessação dos combates com vista a pôr termo ao derramamento de sangue e permitir a retomada da missão de mediação iniciada pela Itália.

No documento, a UE exprime o seu reconhecimento aos países vizinhos da Líbia pela ação que levam a cabo para pôr termo à crise e pela expressão da sua solidariedade para com as pessoas deslocadas da Líbia.

A União Europeia apelou igualmente aos membros da nova Assembleia eleita da Líbia para uma ação dinâmica incluindo todos os atores políticos líbios para negociações inclusivas no interesse do país.

-0- PANA AK/IS/MAR/IZ 17ago2014