Agência Panafricana de Notícias

União Europeia apoia reforma do Estado maliano com mais de 225,6 milhões euros

Bamako, Mali (PANA) – A comunidade europeia concede ao Governo maliano 148 biliões de francos CFA (mais 225 milhões e 624 mil euros) no quadro dum “contrato de apoio à reforma do Estado e consolidação do Estado de Direito, e do “apoio ao regulador nacional do Fundo Europeu de Desenvolvimento”, soube a PANA esta segunda-feira de fonte oficial.

O acordo sobre este fundo foi assinado pelo ministro maliano dos Negócios Estrangeiros, Abdoulaye Diop, e pelo embaixador da União Europeia (UE), Alain Holeville.

Bamako, Mali (PANA) - Le ministre malien des Affaires Etrangères, Abdoulaye Diop, et

A primeira convenção envolve um financiamento de apoio ao orçamento do Estado com 144 biliões e 700 milhões de francos CFA (mais de 220 milhões e 693 mil euros).

La pre

Ela visa apoiar os esforços do Governo maliano através do restabelecimento da estabilidade, do reforço do Estado de Direito e da execução das reformas institucionais e económicas profundas.

Uma maior parte desta soma será consagrada à aplicação do Acordo para a Paz e Reconciliação Nacional saído do processo de Argel.

A segunda convenção representa uma contribuição de três biliões e 300 milhões de francos CFA (mais de cinco milhões e 30 mil euros) a favor da Célula do Regulador.

Segundo uma fonte próxima do dossiê, a célula poderá, com este fundo, continuar facilmente a aplicação eficaz da parceria entre o Mali e a União Europeia.

-0- PANA GT/JSG/FK/DD 28dez2015