Agência Panafricana de Notícias

União Europeia alerta para fragilidade de situação na República Centroafricana

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A situação na República Centroafricana (RCA) continua frágil e a União Europeia (UE) deve mobilizar-se para este país continuando a sua ação para a ajudar a encontrar um caminho da estabilidade, da paz e do desenvolvimento, indica um comunicado final de uma reunião ministerial europeia publicado segunda-feira em Bruxelas.

O encontro agrupou ministros dos Negócios Estrangeiros que dão o seu apoio e respeito, à Iniciativa Africana para a Paz e a Reconciliação colocada sob a égide da União Africana (UA) e sob a liderança do Presidente centroafricano, Archange Touadera, "para criar condições de desarmamento completo dos grupos armados e reforçar a autoridade do Estado, preservando a unidade e a integridade da República Centroafricana".

Neste documento, a UE lembra a importância dum envolvimento inclusivo de todas as instituições e de todos os atores da sociedade centroafricana, incluindo mulheres, jovens e membros da sociedade civil.

Além disso, a UE apela aos atores internacionais, em particular os da RCA, a levarem exclusivamente o seu apoio à ação do Governo do Presidente Touadera e à iniciativa africana, em boa coordenação e em plena transparência.

-0- PANA AK/IS/SOC/MAR/DD 17out2018