Agência Panafricana de Notícias

União Africana saúda êxito do referendo no Quénia

Nairobi- Quénia (PANA) -- O presidente da Comissão da União Africana (UA), Jean Ping, saudou o desenrolar pacífico do referendo constitucional no Quénia, precisando que tal representa um grande passo para uma África pacífica e demonstra "que a democracia está efetivamente a instalar-se no continente".
"A votação do referendo na calma marca um progresso na consolidação das instituições democráticas e do Estado de Direito no Quénia", indica num comunicado o responsável da UA, afirmando que "isto confirma a maturidade do povo queniano".
O Presidente norte-americano, Barack Obama, enviou igualmente uma mensagem de felicitações ao Governo queniano pelo desenrolar pacífico do referendo, ao passo que o ministro canadiano dos Negócios Estrangeiros, Lawrence Cannon, saudou a "proeza" dos Quenianos, precisando que o Governo do Canadá "felitica os Quenianos e o Governo por terem realizado um referendo constitucional pacífico".
Os Quenianos votaram em massa pela nova Constituição, marcando a introdução das reformas visando reforçar o Estado de Direito e combater a corrupção nos funcionários.
A nova Constituição tornar-se-á na Lei Suprema do país dentro de duas semanas.
Ao saudar o êxito do escrutínio que ele considera como uma "importante conquista" do Governo de União do Quénia, o presidente da Comissão da UA instou os líderes quenianos a acelerar a aplicação das outras medidas iniciadas por um grupo de eminentes personalidades da organização continental após as eleições de 2007 no Quénia, seguidas de violências mortais.