Agência Panafricana de Notícias

União Africana quer apoio logístico adequado à sua Missão na Somália

Addis Abeba, Etiópia (PANA) – O Conselho de Paz e Segurança (CPS) da União Africana (UA) exortou os Estados-membros e parceiros internacionais a acelerarem o processo de disponibilização do fundo especial criado para operações conjuntas do Exército Nacional Somalí (SNA) e da Missão da UA na Somália (AMISOM).

Após um briefing com a imprensa feito pelos principais representantes da UA, das Nações Unidas e da Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD) sobre a situação na Somália, o CPS apelou igualmente aos Estados-membros da UA, com recursos suficientes para colocarem helicópteros apropriados à disposição da AMISOM a fim de apoiar as suas operações em curso.

Os representantes do Governo Federal da Somália (GFS) e os da Etiópia, na sua qualidade de presidente da IGAD, informaram igualmente o Conselho sobre a situação atual neste país do Corno de África arruinado pela guerra.

Num comunicado divulgado terça-feira, o Conselho saudou as operações militares conjuntas SNA/AMISOM, «que culminaram na retomada do controlo das zonas estratégicas de Al-Shabaab (grupo islamita e terrorista)».

Homenageando os militares e a Polícia da AMISOM pela sua coragem, o CPS felicitou de novo o Governo Federal da Somália, as tropas e a Polícia dos países contribuintes, dos quais o Burundi, o Djibuti, a Etiópia, o Quénia, a Serra Leoa, a Nigéria e o Uganda , « por honrarem os seus compromissos com a promoção duma paz duradoura, da segurança, da estabilidade e da reconciliação na Somália”.

O Conselho sublinhou a pertinência do apoio vital, das instalações e do génio fornecidos pelo Escritório de Apoio das Nações Unidas à AMISOM (UNSOA), indicando que esta ajuda pode satisfazer plenamente as necessidades de operações da Missão no terreno tendo em conta a natureza e o tempo específico das operações em curso contra a milicia Al-Shabaab.

Condenou os ataques terroristas perpetrados pela Al-Shabaab contra civis somalís inocentes, o Governo Federal da Somália e a AMISOM.

Encorajou o Governo somali a instalar serviços da administração locais e garantir a segurança e outros serviços essenciais para a população nas zonas libertas.

-0- PANA AR/VAO/AKA/BEH/IBA/FK/DD 26março2014