Agência Panafricana de Notícias

União Africana nomeia enviado especial junto de rebelião ugandesa

Addis Abeba, Etiópia (PANA) – A União Africana (UA) nomeou quarta-feira o Moçambicano Francisco Caetano José Madeira como seu enviado especial encarregado da questão do Exército de Resistência do Senhor (LRA), um movimento rebelde ugandês, anunciou um comunicado divulgado em Addis Abeba.

Madeira era até agora o diretor do Centro Africano de Estudo e Pesquisa sobre o Terrorismo (CAERT), uma organização sediada em Argel, a capital da Argélia, de acordo com a fonte.

Esta iniciativa foi lançada com o objetivo de pôr termo às atividades belicistas do LRA, indica o comunicado divulgado pela UA.

« Nestes últimos anos, este grupo (LRA) estendeu as suas atividades do Uganda para o Sudão Sul, a República Democrática do Congo (RDC) e a República Centroafricana (RCA) », acrescenta a mesma fonte.

Madeira serviu como embaixador de Moçambique em vários países africanos e foi ministro junto da Presidência da República.

Ele assistiu igualmente o antigo Presidente moçambicano, Joaquim Chissano, enquanto enviado especial das Nações Unidas para as zonas afetadas pelo LRA.

Criado no início dos anos 1990 no norte do Uganda, o LRA leva a cabo uma guerrilha contra o regime do atual Presidente Yoweri Museveni, no poder desde 1986.

-0 - PANA OU/VAO/AKA/AAS/MAR/DD 23nov2011