Agência Panafricana de Notícias

União Africana exige estrito respeito da Constituição no Gabão

Libreville, Gabão (PANA) - O presidente em exercício da União Africana (UA) e chefe de Estado do Rwanda, Paul Kagamé, apelou para "o estrito respeito da ordem constitucional" no Gabão,
onde o estado de saúde do Presidente Ali Bongo Ondimba está no centro dos debates e especulações.

Paul Kagamé desejou rápidas melhoras ao seu homólogo gabonês, ausente do país há vários dias, por doença, estando atualmente hospitalizado num hospital de Riade, na Arábia Saudita.

Por seu turno, o presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, apelou para uma estabilidade duradoura no Gabão e exortou também os diferentes atores político-institucionais a respeitar a Constituição.

Na semana passada, o Tribunal Constitucional decidiu introduzir uma alínea ao artigo 13º da Constituição para permitir ao Vice-Presidente da República, Pierre Claver Maganga Moussavou, presidir, na ausência do chefe de Estado, a uma reunião do Conselho de Ministros, a 16 de novembro corrente.

A presidência da Comissão da União Africana anunciou, para breve, o envio a Libreville de uma "missão de informação e supervisão".

Moussa Faki Mahamat declarou-se "preocupado por alguns desenvolvimentos em relação à situação sanitária do chefe de Estado" gabonês.

-0- PANA LAW/BEH/MAR/IZ 19nov2018