Agência Panafricana de Notícias

Um morto e vários feridos em confrontos armados na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - Uma pessoa morreu e vários outros ficaram feridos na retomada terça-feira dos confrontos armados entre insurgentes Toubous e forças governamentais líbias estacionadas em Koufra em violação da trégua concluída segunda-feira, soube a PANA quarta-feira de fonte oficial.

Segundo o porta-voz do Ministério do Interior, Salem Ahbaj, os confrontos causaram a morte de um militante Toubou enquanto 17 civis foram feridos, bem como um oficial da Direção da Segurança e dois agentes de segurança.

Citando um membro do Comité de Segurança em Koufra, capitão Ibrahim Dhaba, ele indicou que os insurgentes utilizaram morteiros e foguetes no seu ataque contra os bairros residenciais da cidade.

Por seu turno, o chefe do Conselho Militar da cidade de Ajkhana, Ali Abderrahmane, indicou que a cidade acolheu centenas de deslocados de Koufra em virtude dos combates.

Abderrahmane acusou os grupos armados Toubous dirigidos por Mohamed Sayed Al-Touboui que ocuparam a zona da refinaria situada entre os oásis e Koufra para impedir o reabastecimento das forças armadas nacionais estacionadas na cidade.

Cerca de 23 pessoas foram mortas e dezenas de outras feridas em dois dias de combates entre a tribo dos Toubous e forças do Exército líbio em Koufra, no sudeste da Líbia, estes últimos dias.

-0- PANA BY/AAS/MAR/IZ 14junho2012