Agência Panafricana de Notícias

Uganda palco de manobras militares contra terrorismo na África Oriental

Kigali, Rwanda (PANA) – Uma série de exercícios militares conjuntos contra o terrorismo realizar-se-á a 18 de maio corrente no Uganda, anunciou segunda-feira em Kigali o porta-voz do Exército rwandês, o general de Brigada Joseph Nzabamwita.

Pelo menos 206 Rwandeses, entre os quais homens e mulheres militares, polícias e civis rwandeses, vão participar nestes exercícios militares organizados por cerca de dez países da África Oriental e do Oceâno Índico, de acordo com o general Nzambamwita.

Sob o lema "Mashariki Salaam 2013" (que em suaili significa "paz na África Oriental 2013) vai reunir igualmente cerca de mil 250 funcionários militares, polícias e civis do Burundi, do Quénia, do Uganda, da Tanzânia, do Rwanda bem como os da Etiópia, das ilhas Comores, do Djibuti, do Sudão-Sul e das ilhas Seicheles.

É pela primeira vez que um tal evento, que deve durar duas semanas, decorrerá no Uganda depois do precedente realizado em Djibuti em 2009.

Prevê-se que as tropas desta força denominada de "intervenção rápida" iniciam o exercício com uma série de manobras militares, nomeadamente ataques terrestres, cercos e supressões bem como perseguições, indicou o oficial general.

"Isto vai permitir consolidar a cooperação em matéria de defesa e de segurança no seio dos países da sub-região", afirmou o brigadeiro Nzabamwita.

-0- PANA TWA/TBM/IBA/CJB/DD 07maio2013