Agência Panafricana de Notícias

Uganda e Sudão acordam limitação de atividades de grupos armados

Túnis, Tunísia (PANA) - O Uganda e o Sudão acordaram limitar as atividades dos grupos armados que atacam este último a partir do solo daquele, que afirmou a sua determinação de trabalhar, de forma positiva, para afastar os movimentos armados que combatem o Sudão, anunciou terça-feira o ministro sudanês dos Negócios Estrangeiros, Abidllah Mohamed.

Abidllah, que falava à imprensa, descreveu como "um sucesso" a visita efetuada segunda-feira ao Uganda pelo Vice-Presidente sudanês, general Bakri Saleh Hassan, observando que as conversações mantidas com o Presidente Yoweri Museveni desembocaram num acordo sobre várias questões.

Os dois lados também acordaram em estabelecer um mecanismo técnico pelo acompanhamento da aplicação de tudo o que foi objeto de acordo, nomeadamente no que diz respeito aos campos de segurança e militar, acrescentou.

Elementos e grupos que se refugiam no Uganda e que operam no domínio militar em Darfur, na região do Nilo Azul e Kordofan-Sul 'foram objeto de discussões transparentes, francas e claras'' entre as autoridades de ambos os países, disse, acrescentando que os dois lados chegaram a acordos destinadas a limitar as atividades desses grupos.

Segundo o governante sudanês, as discussões entre os dois lados também destacaram a importância do reforço, a curto prazo, das relações entre os dois países, nomeadamente as económicas.

-0- PANA AD/IN/IS/DIM/IZ 11fev2015