Agência Panafricana de Notícias

USAID apoia vítimas de erupção vulcânica em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - A Agência Internacional dos Estados Unidos para o Desenvolvimento (USAID) disponibilizou 50 mil dólares americanos ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Cabo Verde para apoiar as autoridades locais nas respostas de emergência às vítimas da erupção vulcânica ocorrida a 23 de novembro de 2014 na ilha do Fogo, soube a PANA, quarta-feira, na cidade da Praia, de fonte segura.

Uma nota de imprensa da instituição esclarece que os recursos financeiros disponibilizados pela USAID destinam-se, essencialmente, a cobrir as necessidades das populações desalojadas, daos quais a aquisição de kits de material escolar para as crianças desalojadas do ensino básico e pré-escolar, material de construção para a reabilitação e construção de alojamento temporário, kits de higiene e produtos não comestíveis como utensílios caseiros, reservatórios de água, entre outros.

Com este donativo, a USAID através do PNUD Cabo Verde pretende contribuir para minorar o impacto da erupção, a curto prazo, na vida das famílias e particularmente das crianças
desalojadas.

A USAID tem ainda contribuído, em coordenação com a Embaixada do Estados Unidos da América em Cabo Verde, para que esta assistência se materialize em tempo útil.

A representação da ONU em Cabo Verde tem vindo igualmente a seguir a evolução da situação de forma sistemática, disponibilizando, em tempo oportuno, equipas especializadas no terreno, sendo a primeira integrada por várias agências como o Gabinete das Nações Unidas de Coordenação das Ajudas Humanitárias (OCHA), o PNUD, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização da ONU para a Alimentação e Agricultura (FAO).

A missão conjunta destas agências das Nações Unidas teve como objetivo realizar uma avaliação da situação e apoiar, em coordenação com as instituições envolvidas, na identificação de respostas adequadas.

As Nações Unidas, sob a liderança do Governo e do Gabinete de Crise criado para o efeito, apoiaram a coordenação da assistência internacional devido à situação de emergência causada pela erupção do vulcão.

Entretanto, a atividade eruptiva, passados mais de dois meses, continua embora com menos intensidade nos últimos dias, mas com uma única frente de lava ativa e que se encaminha em direção a duas localidades, Monte Beco e Monte Saia, que não tinha ainda sido atingidas.

-0- PANA CS/TON 28janeiro2015