Agência Panafricana de Notícias

UNICEF preocupado com situação de crianças na Líbia

Genebra, Suíça (PANA) - O Fundo das Nações Unidas para a Criança (UNICEF) exprimiu terça-feira, num comunicado, a sua preocupação em relação à situação das crianças na Líbia desde os eventos de 2011, marcados pela destituição do regime do coronel Muamar Kadafi.

Segundo o porta-voz do UNICEF, Christophe Boulierac, que assinou o comunicado, 40 porcento das duas milhões e 400 mil crianças líbias necessitam de ajuda e proteção.

Cerca de 270 mil crianças líbias na cidade de Benghazi, no leste do país, necessitam de apoio psicológico devido a violências permanentes sofridas por causa do conflito armado.

Segundo ele, os combates armados e a instabilidade política na Líbia desde 2011 fizeram as crianças sofrer diferentes formas de violências e exploração.

Ele garantiu que o UNICEF desdobrava mais esforços para garantir a proteção das crianças.

O UNICEF leva a cabo igualmente um programa de formação para apoiar as autoridades líbias com vista a desenvolver um sistema de justiça conforme as necessidades das crianças e que respeita a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Crianças que a Líbia ratificou.

-0- PANA AD/IN/JSG/MAR/TON 11novembro2015