Agência Panafricana de Notícias

UNICEF condena raptos de crianças por grupo armado no Sudão do Sul

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) condenou com veemência o rapto de dezenas de rapazes, alguns dos quais com 13 anos de idade, por um grupo armado perto de Malakal, no norte do Sudão do Sul.

Citado num comunicado transmitido segunda-feira à PANA em Nova Iorque, o representante do UNICEF no Sudão do Sul, Jonathan Veitch, declarou que « o recrutamento e a utilização de crianças pelas forças armadas destroem as famílias e as comunidades ».

« As crianças estão expostas a níveis de violência incompreensíveis. Elas perdem as suas famílias e as suas possibilidades de ir à escola”, indignou-se Veitch, exortando no entanto o grupo a libertar imediatamente os petizes.

Uma equipa encarregue da educação no UNICEF indicou que 89 crianças foram raptadas na comunidade de Wau Shilluk, no Estado do Alto Nilo, onde milhares de pessoas encontraram refúgio devido ao conflito em curso, frisando que o número real das mesmas pode ser mais elevado que os dados registados.

Segundo testemunhas, soldados armados cercaram a comunidade e revistaram as casas uma a uma tendo levado à força rapazes de mais de 12 anos de idade.

O UNICEF lembrou igualmente a todas as partes em conflito que o recrutamento e a utilização de crianças nas forças e nos grupos armados representam violações graves do Direito Internacional.

-0- PANA AA/AR/MTA/TBM/SOC/FK/DD 24fev2015