Agência Panafricana de Notícias

UNESCO reflete sobre futuro de África pós-covid-19

Paris, França  (PANA)  - A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) organizou, quinta-feira, uma reunião online  de intelectuais, responsáveis da mudança e personalidades  culturais para avaliar os  impactos socioculturais da pandemia do coronavírus (Covid-19) no futuro das sociedades do continente africano, soube a PANA em Paris.

O encontro, a decorrido sob o lema "Como África  Percebe a Crise da Covid-19 e Suas Consequências Futuras?”, visou desenvolver uma análise prospetiva interdisciplinar do impacto da crise sanitária no continente, com contribuições de peritos nos domínios da filosofia, da sociologia, da história, da literatura e da ciência política, indica um comunicado da agência onusina cuja cópia foi transmitida à PANA, em Paris.

A reflexão inscreve-se no quadro de uma iniciativa a longo prazo da UNESCO, intitulada "Imaginar o Próximo Mundo”, que visa servir de laboratório de ideias para ajudar as sociedades a responder  com conhecimento de causa aos desafios mundiais e regionais”, sublinhou a agência onusina.

Os participantes foram chamados a debater em torno de duas grandes problemáticas: "Quais São as Grandes Lições a Tirar desta Crise para África e os Grandes Desafios para o Futuro do Continente Africano?

"Quais São as Pistas de Reflexão a Aprofundar na Perspetiva de uma Renovação/Mudança dos Paradigmas Atuais do Desenvolvimento em África ?

"E Como as Instituições Internacionais, tais como  a UNESCO e os Parceiros Poderão  Contribuir para esta Renovação do Pensamento Africano  do Desenvolvimento?

Os debates foram objeto de uma síntese que será publicada e partilhada o mais largamente possível através das redes da UNESCO e dos seus parceiros.

A reunião contou com a participação do vice-presidente da Comissão da União Africana (CUA), Kwesi Quartey, e  da diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, e  também de representantes das organizações multitlaterais das quais a Organização Internacional da Francofonia (OIF), a Organização de Cooperação e Desenvolvimento  Económicos (OCDE) e a  Commonwealth (Comunidade dos Países Anglófonos).

-0- PANA BM/BEH/FK/IZ 07maio2020