Agência Panafricana de Notícias

UNESCO perspetiva nomear iazzman Herbie Hancock seu embaixador de boa vontade

Paris, França (PANA) – A diretora-geral da Organização das Nações Unodas para a Educação Ciênc8ia e Cultura (UNESCO), Irina Bokova, nomeará um jazzman norte-americano, Herbie Hancock, embaixador de boa vontade da sua instituição.

A nomeação do jazzman norte-americano acontecerá durante uma cerimónia a ter lugar a 22 de julho na sede da UNESCO em Paris, na França.

Reconhecendo a "dedicação de Herbie Hancock à promoção da paz através do diálogo, da cultura e das artes", a diretora-geral pediu ao famoso jazzman para "contribuir para os esforços da UNESCO a fim de promover a compreensão mútua entre as culturas, com um ênfase particular para a promoção da emergência das ideias novas e criadoras nos jovens, buscar soluções para problemas mundiais e garantir a igualdade de acesso à diversidade das expressões artísticas".

Após cinco décadas de vida profissional durante as quais recebeu um prémio de Academy Award pela música do filme Round Midnight e 14 prémios Grammy Awards, Hancock continua na vanguarda da cultura mundial, da tecnologia, de negócios e da música.

Além de ser reconhecido como um pianista e compositor lendário, Hancock participou em cada movimento popular levado a cabo por músicos desde os anos 1960.

Ele é o presidente do Jazz da Associação Filarmónica de Los Angeles e é também presidente do Instituto do Jazz dos Monges, principal organização internacional consagrada ao desenvolvimento do jazz e à educação, além de ser igualmente um dos fundadores do Comité Internacional dos Artistas para a Paz (PICA).

Hancock foi recentemente elevado ao grau de Comandante das Artes e Letras pelo primeiro-ministro francês, François Fillon, recebendo o Prémio das Artes mundialmente reconhecido.

Os embaixadores de boa vontade da UNESCO são um grupo excecional de figuras que generosamente aceitaram usar dos seus talentos e do seu estatuto para ajudar o mundo a concentrar-se nos objetivos da UNESCO nas áreas de competência, como a educação, a cultura, a ciência, a comunicação e a informação, entre outros.

-0- PANA PR/VAO/JEN/TBM/SOC/CJB/DD 09jul2011