Agência Panafricana de Notícias

UEMOA prioriza infraestruturas e indústria em 2011

Bamako, Mali (PANA) – O desenvolvimento das infraestruturas e do setor industrial serão este ano as prioridades da União Económica e Monetária Oeste-Africana (UEMOA), indica o relatório anual sobre o funcionamento e a evolução da organização sub-regional apresentado sábado em Bamako, a capital do Mali, por ocasião da cimeira dos chefes de Estado da organização.

Os programas a serem desenvolvidos envolverão a melhoria da qualidade das infraestruturas através da pilotagem das infraestruturas rodoviárias sub-regionais, a aplicação das medidas de facilitação do transporte e do trânsito e a construção de estações de pesagem à saída dos principais portos da sub-região a fim de aumentar a competitividade da União.

Estes projetos deverão contribuir para acelerar o desenvolvimento do setor industrial pela emergência de empresas sub-regionais que respondam às normas internacionais e dum setor privado sub-regional competitivo, consolidado pelo programa de modernização das empresas e pela adoção de códigos comunitários dos investimentos e do artesanato.

As ações que serão realizadas neste domínio inscrevem-se na aplicação da política industrial comum adotada em 1999.

Criada a 10 de janeiro de 1994 em Dakar, a UEMOA agrupa oito Estados, nomeadamente o Benin, o Burkina Faso, a Côte d'Ivoire, a Guiné-Bissau, o Mali, o Níger, o Senegal e o Togo.

Estes países têm em comum o uso do franco CFA, moeda emitida pelo Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO), sediado em Dakar, a capital do Senegal.

-0- PANA IT/AAS/FK/TON 23jan2011