Agência Panafricana de Notícias

UE saúda nomeação de mulher à frente do Supremo Tribunal do Sudão

Khartoum, Sudão (PANA) - A União Europeia (UE) felicitou o novo Governo sudanês pela nomeação de quatro mulheres ministras e da primeira presidente do Supremo Tribunal de Justiça do país.

"A nomeação do Governo com quatro mulheres ministras e a primeira presidente do Supremo Tribunal, em África, é um sinal forte e importante dos esforços do novo Executivo sudanês para garantir a igualdade de direitos entre homens e mulheres", afirmou o novo embaixador da UE, no Sudão, Robert van den Dool.

Dool falava depois de apresentar as suas cartas credenciais ao Presidente do Conselho Soberano do Sudão (CSS), tenente-Geral Abdel Fattah Al Burhan.

Num encontro com o presidente do CSS, Dool assegurou ao líder sudanês que a União Europeia e os seus Estados-membros estão "muito interessados em ser um parceiro essencial das autoridades de transição".

Saudou igualmente os esforços do Sudão, para sensibilizar os grupos armados ao estabelecimento de uma paz duradoura, no país.

"Eu o informei de que estávamos ansiosos para estar mais focados nas prioridades políticas do Governo, tais  como a paz, a economia, as mulheres, a juventude, os direitos humanos e a ajuda humanitária", disse o embaixador.

Afirmou que as expetativas eram elevadas e que, enquanto representante da UE, assegurou ao Presidente sudanês que a UE estava disposta a desempenhar o seu papel nos esforços internacionais de apoio ao processo de transição.

A UE está a preparar um pacote de medidas de apoio à transição e espera prosseguir os debates sobre os programas transitórios de ajuda  com os ministérios interessados, sublinhou.

"Acolhemos o último encontro dos 'Amigos do Sudão', em julho passado, e continuamos estreitamente envolvidos no processo de coordenação da ajuda internacional. Estamos satisfeitos por o Sudão se juntar à próxima reunião dos 'Amigos do Sudão', em Washington, na próxima semana", acrescentou o embaixador.

O representante da UE reiterou a necessidade de o Sudão criar um ambiente completamente novo, baseado em princípios humanitários e quadros jurídicos pertinentes.

"A este respeito, a UE congratula-se com a recente declaração do comissário responsável pela ajuda humanitária sobre a facilitação da circulação dos trabalhadores humanitários e a prestação de assistência humanitária", declarou Dool.

-0- PANA MO/RA/ASA/BEH/DIM/IZ 16out2019