Agência Panafricana de Notícias

UE saúda libertação no Egito de jornalista australiano Peter Greste

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A União Europeia (UE) saudou a libertação pelas autoridades egípcias do jornalista australiano da cadeia Al-Jazeera, Peter Greste, soube-se quarta-feira de fonte oficial.

Num comunicado transmitido à imprensa em Bruxelas, a alta representante da UE para a Política Externa e Segurança Comum (PESC), Federica Mogherini, sublinha que a medida de libertação do jornalista é positiva, apelando às autoridades egípcias para a libertação dos seus dois colegas, Mohammed Fhamy e Baher Mohamed, que continuam detidos no Cairo.

Para a UE, a liberdade de expressão constitui um elemento essencial duma sociedade democrática, e "os jornalistas devem poder trabalhar num clima seguro".

Os jornalistas foram detidos em dezembro de 2013 por instalar um estúdio da Al-jazeera, uma cadeia internacional qatariota, no quarto dum hotel do Cairo. Pelos factos de que são acusados, dois colegas foram condenados em junho de 2014 a sete anos de prisão e um terceiro a 10 anos de reclusão, lembre-se.

-0- PANA AK/BEHSOC/FK/IZ 5fev 2015