Agência Panafricana de Notícias

UE saúda libertação de reclusos políticos no Sudão

Cartum, Sudão (PANA) – A União Europeia (UE) saudou a libertação de reclusos políticos no Sudão exortando o Governo sudanês libertar também os que ainda estejam em detenção de segurança máxima, indica um comunicado da referida instituição publicado segunda-feira.

« A delegação e os chefes de missão da UE residentes no Sudão saudaram a libertação de alguns prisioneiros políticos detidos na cadeia de Kober (Cartum). Eles exortaram o Governo do Sudão a libertar de imediato reclusos políticos restantes », indica a nota publicada pela Representação da UE em Cartum.

As autoridades sudanesas, em matéria de segurança, soltaram 80 reclusos políticos encarcerados em janeiro de 2018 na sequência de manifestações pacíficas organizadas contra o aumento dos preços e recentes medidas económicas.

A UE aconselha igualmente o Governo sudanês a levantar o Estado de emergência decretado em vários Estados federais nos últimos meses e garantir a liberdade de imprensa e de associação para manifestantes pacíficos.

A nota sublinha no entanto que a UE continua determinada a apoiar o Sudão para a reconciliação nacional e o restabelecimento duma paz duradoura no país para o bem de todos os Sudaneses.

-0- PANA MO/AR/ASA/BEH/SOC/FK/DD 20fev2018