Agência Panafricana de Notícias

UE saúda esforços de Marrocos para integração de migrantes da África Subsariana

Bruxelas, Bélgica (PANA) - Marrocos é um aliado indispensável e um parceiro estratégico para desenvolver a cooperação com África sobre a questão migratória e na luta e prevenção do terrorismo e do radicalismo, declarou quinta-feira em Rabat, Ines Ayala Sender, eurodeputada chefe da delegação da União Europeia (UE) à reunião da Comissão Parlamentar mista UE-Marrocos.

Para a União Europeia, a estratégia nacional marroquina em matéria de migração é um modelo na região, "nomeadamente na sua dimensão de integração e de regularização dos migrantes vindos da África Subsariana".

Por isso, a delegação europeia congratulou-se com a segunda campanha de regularização em curso em Marrocos, visando os migrantes originários da África ao Sul do Sara.

Para a chefe da delegação europeia, as ações da UE em matéria de migração podem ser complementares aos esforços de Marrocos com vista a favorecer " a cooperação triangular" entre a UE, Marrocos e os países vizinhos do Sul.

Por seu turno, o eurodeputado Panzeri Pier Antonio declarou que os esforços de Marrocos em matéria de reformas democráticas e socioeconómicas são não só necessários para o desenvolvimento da sociedade em todas as suas dimensões, mas são também "o instrumento mais forte para conter a emergência e a difusão do radicalismo e do extremismo".

-0- PANA AK/IS/MAR/IZ 20abril2017