Agência Panafricana de Notícias

UE saúda assinatura acordo cessar-fogo sobre Líbia

Bruxelas, Bélgica (PANA)  - A União Europeia (UE) e os seus Estados-membros saudaram calorosamente a assinatura de um acordo de cessar-fogo pelos representantes líbios da Comissão Militar Mista (CMM) 5+5, sexta-feira, em Genebra, .

Felicitaram a representante especial interina das Nações Unidas na Líbia, Stephanie Williams, pelos seus esforços frutuosos e pela sua determinação.

Numa declaração publicada este domingo, o alto representante da UE, Josep Borrell, considera o acordo de cessar-fogo com efeitos imediatos, e que é completo, permanente e nacional, como “ uma etapa crucial e resultado de vários meses de esforços regionais e internaciomais intensos, iniciados no quadro do processo de Berlim  liderado pelas Nações Unidas”.

O acordo inclui igualmente outras medidas importantes, em particular a retomada das ligações de transporte entre as diferentes províncias da Líbia e o processo global de desarmamento, desmobilização e reintegração (DDR), essenciais para o regresso da segurança e estabilidade à Líbia.

O cessar-fogo inclui nomeadamente a retirada, dentro de 90 dias, de todos os combatentes e mercenários estrangeiros.

A União Europeia e os seus Estados-membros encorajam atualmente as partes líbias a aplicar inteira e imediatamente o acordo de cessar-fogo.

A UE e os seus Estados-membros apelam a todos os atores estrangeiros e regionais  para apoiar os esforços da Líbia, abster-se sem ambiguidades de qualquer ingerência estrangeira no conflito líbio, no respeito total das resoluções pertinentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, indica a declaração da UE.

« Todos os combatentes e mercenários estrangeiros devem retirar-se imediatamente. Qualquer intervenção estrangeira é inaceitável”, de acordo com a mesma fonte.

A União Europeia declarou que está pronta para apoiar a aplicação do acordo de cessar-fogo através de ações concretas, em conformidade com as decisões do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

De acordo com a UE, estes desenvolvimentos positivos em matéria de segurança no terreno abrirão a via para o relançamento dum processo político inclusivo na Líbia.

O alto representante declarou que a UE e os seus Estados-membros esperam com interesse o êxito do fórum de diálogo político a ser realizado, em outubro corrente, e continuarão a apoiar a Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL) a fim de encontrar uma solução pacífica para o conflito líbio de longa data, no interesse da população líbia.

Neste sentido, a UE lembrou o seu instrumento de sanções contra eventuais infratores.

-0- PANA AR/MA/ASA/TBM/FK/IZ 25out2020