Agência Panafricana de Notícias

UE retoma envio da missão de observação eleitoral ao Egito

Bruxelas, Bélgica (PANA) – Depois de suspender por três semanas o desdobramento da sua missão de observação eleitoral no Egito, a União Europeia (UE) vai retomar esta semana o envio dos seus observadores para este país, soube-se de fonte oficial.

A UE anunciou a retirada da missão de observação na cidade do Cairo, na sequência duma divergência entre os observadores já no local e as autoridades egípcias.

Os responsáveis da segurança egípcia proibiram a entrada e o uso, no território egípcio, dos equipamentos de comunicação dos observadores, como telefones satélite, câmaras e de alguns meios de segurança.

Mas a divergência foi dissipada, segundo uma fonte diplomática egípcia em Bruxelas.

Seis membros da equipa de observação deixam Bruxelas no fim de semana para o Cairo onde vão juntar-se aos seus colegas, indicou à imprensa Isabelle Durante, chefe da missão de observação eleitoral europeia no Egito para as presidenciais de 26 a 27 de maio corrente.

Entretanto, fonte diplomática egípcia indicou que os Egípcios residentes na Bélgica e no Luxemburgo que votaram a 15 e 19 deste mês, elegeram em 87,4 porcento o marechal aposentado Abdel Fattah al-Asissi, Presidente do Egito, grande favorito destas eleições.

-0- PANA AK/BEH/FK/IZ 22maio2014