Agência Panafricana de Notícias

UE rejeita intervenção militar na Líbia contra passadores de migrantes

Tripoli, Líbia (PANA) - A União Europeia (UE) excluiu qualquer intervenção militar na Líbia, contra passadores ou traficantes de seres humanos na Líbia, declarou no fim de semana a alta representante da UE para a Política dos Negócios Estrangeiros e Segurança, Frederica Mongherini.

Citada sábado pela Agência Líbia de Notícias, Mongherini sublinhou ser tempo para os protagonistas líbios se apartarem das suas últimas desconfianças e aceitarem formar um Governo de Reconciliação Nacional proposto pela Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL).

« Não há motivo de intervenção na Líbia no plano de perseguição de passadores e traficantes de seres humanos ao largo das costas líbias », martelou numa declaração à imprensa publicada sexta-feira última.

Segundo ela, o papel da União Europeia na Líbia limita-se a acompanhar e esta decisão cabe finalmente aos Líbios.

A alta representante da UE para a Política dos Negócios Estrangeiros e Segurança assinalou a existência de processos e dum leque preparados pela sua instituição para acompanhar o Governo de União.

Sublinhou que um lote de ajudas foi elaborado desde fevereiro último e concluída um mês maus tarde com base numa abordagem integrada e que só espera por um acordo líbio.

-0- PANA BY/JSG/SOC/FK/DD 18out2015