Agência Panafricana de Notícias

UE reforçam meios para prevenir branqueamento de capitais e financiamento de terrorismo

Bruxela , Bélgica (PANA) – Os embaixadores da União Europeia (UE) confirmaram, esta quarta-feira, o acordo político concluído entre a Presidência e o Parlamento sobre regras europeias reforçadas para prevenir o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo.

O acordo em apreço tem dois objetivos principais, designadamente impedir a utilização do sistema financeiro para atividades criminosas e reforçar as regras de transparência para impedir a dissimulação em grande escala de fundos.

Num comunicado de imprensa, a UE declarou que o objetivo é fechar as finanças criminosas sem impedir o funcionamento normal dos mercados financeiros e dos sistemas de pagamento.

Também é sua meta equilibrar a necessidade duma segurança acrescida com a proteção dos direitos fundamentais e das liberdades económicas.

Segundo a nota, a proposta faz parte dum plano de ações da Comissão Europeia contra o Financiamento do Terrorismo, estabelecido em 2016 na sequência duma série de ataques terroristas perpetrados na Europa.

« O acordo de hoje é uma etapa importante na supressão dos meios de que dispõem os terroristas », declarou Toomas Tõnista, minstro das Finanças da Estónia, que assume atualmente a presidência rotativa do Conselho.

“Ele contém novas medidas que ajudarão as autoridades a controlarem melhor os fluxos financeiros e perturbar o financiamento das redes criminosas », frisou.

-0- PANA AR/MTA/BEH/FK/DD 21dez2017