Agência Panafricana de Notícias

UE reafirma apoio a esforços da Líbia para garantir estabilidade da região

Tripoli, Líbia (PANA) – A União Europeia (UE) reafirmou o seu apoio aos esforços envidados pela Líbia para garantir a estabilidade da região, indica um comunicado divulgado esta quinta-feira em Tripoli.

O comunicado publicado no termo duma visita de 10 dias de peritos europeus a Tripoli, preparatória para o envio duma missão civil a este país do Magrebe.

Esta missão civil dos peritos europeus na Líbia, lçê-se no texto, contribuirá para apoiar os esforços envidados a nível regional pela Líbia e pelos países vizinhos a a fim de garantir a estabilidade desta parte de África.

Para a UE, o reforço da coordenação regional é com efeito capital para garantir a estabilidade.

Esta missão civil, nomeadamente encarregue de gerir as fronteiras, inscreve-se no quadro da política de defesa e segurança comum da UE visando ajudar a Líbia.

Esta iniciativa é o melhor meio de ajudar a Líbia a gerir as suas fronteiras, indica o comunicado que sublinha que a UE concluiu os preparativos necessários à obtenção, o mais rápido possível, de resultados através da manutenção de peritos da sua missão na Líbia.

Esta escolha já começou a dar resultados palpáveis com a parte líbia e vai continuar até ao mês de Ramadão, indica a mesma fonte.

O comunicado precisa que logo depois do desdobramento da missão, a formação e os estágios vão iniciar a favor dos agentes líbios para reforçar as suas capacidades em matéria de segurança das fronteiras terrestres, marítimas e aéreas, insistindo na importância do respeito pelos direitos humanos que são uma parte integrante da missão.

Esta vai iniciar as suas atividades em Tripoli com a possibilidade de as alargar progressivamente às outras cidades dando prioridade no entanto as fronteiras sul.

A missão vai colocar à disposição da Líbia o material necessário ao trabalho e a equipa de peritos europeus realizou uma série de reuniões construtivas com vários responsáveis líbios, incluindo membros do Congresso Nacional Geral (alta instância do país), da Primatura, dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, da Justiça, da Defesa, do Interior, da Governação local e com representantes das sociedades civis local e internacional, de acordo com a nota.

A visita da equipa de peritos europeus, indica-se, visa concretizar no terreno o acordo político assinado, em novembro de 2012, com a Líbia relativo ao envio duma missão civil da UE para ajudar este país a gerir as suas fronteiras.

Segundo o comunicado, o chefe da missão chegará à Líbia com a sua equipa em meados de abril próximo.

-0- PANA AD/IN/JSG/FK/DD 28março2013