Agência Panafricana de Notícias

UE prorroga sanções contra quatro personalidades burundesas

Bruxelas, Bélgica (PANA) – O Conselho da União Europeia (UE) decidiu prorrogar, até outubro de 2019, as suas sanções contra quatro personalidades burundesas, que consistem na proibição de entrar no território da UE e no congelamento dos haveres em banco nos Estados-membros, anuncia um comunicado oficial europeu transmitido esta terça-feira à imprensa.

As atividades destas quatro personalidades, membros dos Imbonerakure, a milícia governamental, são consideradas como comprometedoras da democracia e criadoras de obstáculo à busca de uma solução política para a crise burundesa, sublinha o comunicado.

Trata-se, nomeadamente, de atos de violência, de repressão ou de incitação à violência bem como de atos que constituem violações graves dos direitos humanos, precisa o comunicado.

Para a União Europeia, a ausência de progresso no que diz respeito às quatro personalidades justifica a prorrogação das sanções contra si.

A UE continua vivamente preocupada com a situação dos direitos humanos no Burundi que mina qualquer iniciativa de reconciliação, de paz e de justiça, revelando em particular a persistência de execuções extrajudiciais e de detenções arbitrárias.

-0- PANA AK/JSG/FK/IZ 30out2018