Agência Panafricana de Notícias

UE prorroga por dois anos mandato da EUCAP-Sahel-Mali

Bamako, Mali (PANA) – A União Europeia (UE) prorrogou por dois anos a missão da EUCAP-Sahel-Mali, até 14 de janeiro de 2019, com um orçamento de 19 biliões e 400 milhões de francos CFA (mais de 31 milhões, 719 mil e 304 dólares americanos), soube a PANA de fonte autorizada.

Este novo mandato permitirá à EUCAP-Sahel-Mali formar as forças de segurança malianas (Polícia, Gendarmaria e Guarda Nacional), e aconselhá-las sobre questões estratégicas, formá-las em gestão dos recursos humanos e apoiar a execução da reforma do setor da segurança.

A missão europeia vai continuar a reforçar o seu apoio ao recrutamento, insistindo na boa coordenação e cooperação com os parceiros internacionais.

Nos dois próximos anos, a EUCAP-Sahel e a Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização do Mali (MINUSMA) vão realizar formações de grande qualidade nas províncias de Gao (norte ) e de Mopti (centro).

Presente no Mali desde 2015, a EUCAP-Sahel tem por missão formar e assistir as forças de segurança malianas, em formações garantidas por militares dos quais vários oficiais dos Estados da UE.

-0- PANA GT/JSG/FK/IZ 26jan2017