Agência Panafricana de Notícias

UE prorroga até 2016 mandato de sua operação naval Atalanta ao largo da Somália

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A União Europeia (UE) decidiu prorrogar até 12 dezembro de 2016 a operação naval Atalanta de luta contra a pirataria ao largo da Somália, anuncia um comunicado do Conselho dos Estados-membros transmitido sexta-feira à imprensa em Bruxelas.

Lançada em 2008, Atalanta, na qual participam navios e aviões militares europeus, tem por mandato proteger, contra piratas, barcos do Programa Alimentar Mundial (PAM) que transportam víveres e outros socorros para populações deslocadas, estimadas em centenas de milhares, no interior da Somália, devido a violentos confrontos entre o Exército regular e milícias islamitas.

Segundo o comunicado, apesar de os atos de pirataria estarem em nítida regressão no Oceano Índico, o fenómeno ainda não desapareceu inteiramente ao largo das costas da Somália.

Também, o mandato da força naval europeia foi alargado a todos os países do Corno de África.

A operação Atalanta concede assim um apoio logístico e um treino à missão marítima regional, EUCAP/NESTOR, para reforçar as capacidades militares marítimas dos países do Corno de África.

Além disso, Atalanta participa na missão de treino e formação do Exército Federal somalí que luta, nomeadamente, contra milícias islamitas.

O custo da prorrogação do mandato de Atalanta até 2016 é de 154 milhões e 700 mil euros, precisa o comunicado.

-0- PANA AK/JSG/FK/DD 22nov2014