Agência Panafricana de Notícias

UE prepara-se para Conferência de Maputo sobre Interdição de Minas Antipessoal

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A Conferência Internacional sobre a Interdição do Uso, Armazenamento, Produção e Transferência de Minas Antipessoal, prevista em Maputo (Moçambique) para 26 e 27 de junho, esteve na agenda do Conselho de Ministros da União Europeia (UE), terça-feira em Luxemburgo, soube-se de fonte oficial.

Num documento sobre as conclusões dos trabalhos, enviado à PANA em Bruxelas, os ministros europeus exprimem a esperança de que esta reunião seja um êxito e desemboque num acordo para pôr termo aos sofrimentos causados pelas minas antipessoal em todo o mundo.

O Conselho de Ministros da UE apela aos países signatários da Convenção de Ottawa "a não mais utlizar minas antipessoal quaisquer que sejam as circunstâncias".

Os ministros europeus exprimem a esperança de que a reunião de Maputo possa desembocar na adoção dum plano de ação "concreto" para a eliminação efetiva das minas antipessoal no mundo.

Neste sentido, o Conselho exortou os Estados membros a promover a "universalização" da Convenção de Ottawa, a conceder recursos ao fundo especial visando a interdição das minas antipessoal e a "prestar assistência concreta e duradoura às vítimas das minas antipessoal, às suas famílias, bem como às suas comunidades".

Na sequência da guerra civil depois da luta pela independência, Moçambique e Angola estão entre os países do mundo mais efetados pelas minas antipessoal.

-0- PANA AK/IS/MAR/TON 17junho2014