Agência Panafricana de Notícias

UE preocupada com confrontos entre os dois Sudãos

Cartum, Sudão (PANA) – A Alta Representante da União Europeia (UE), Catherine Achton, está profundamente preocupada com a escalada do conflito armado entre o Sudão e o Sudão-Sul, indica um comunicado divulgado em Cartum.

"A decisão tomada pelas forças armadas sul-sudanesas de ocupar Heglig é totalmente inaceitável: Também não são aceitáveis os bombardeamentos aéreos persistentes do território do Sudão-Sul pelas Forças Armadas Sudanesas. As duas partes devem igualmente cessar de apoiar grupos armados no território do outro país", indica o comunicado.

Achton exortou as duas partes a "cessarem as hostilidades, a reposicionarem imediatamente as suas forças nos seus respetivos territórios e respeitarem mutuamente a integridade territorial, conforme o protocolo de acordo de não-agressão e de cooperação" que elas assinaram a 10 de fevereiro último.

A Alta Representante da UE convida os dois países a implemtarem os seus compromissos de estabelecer, o mais rápido possível, um mecanismo conjunto de verificação e de controlo das suas fronteiras.

"É imperativo que as duas partes assumam o seu compromisso de resolver pacificamente os seus desacordos sob os auspicios do Grupo de Alto Nível da União Africana (UA) e respeitar a sua promessa de ter um novo espírito de cooperação nas suas negociações como foi decido em meados de março último em Addis Abeba (Etiópia)", sublinha Achton.

Ela advogou igualmente a realização duma cimeira entre os Presidentes dos dois países tão cedo quanto possível, considerando que a escalada da violência sublinha a urgência de se lançar um processo político a fim de resolver os conflitos no Sul Kordofan e no Nilo Azul.

-0- PANA MO/SEG/ASA/AAS/SOC/CJB/DD 13abr2012