Agência Panafricana de Notícias

UE preocupa-se com aumento de migrantes provenientes de Marrocos e da Mauritânia

Luxemburgo, Luxemburgo (PANA) - A união Europeia (UE) está preocupada pelo aumento do fluxo migratória que passam pelo Mar Mediterrâneo Ocidental, a partir de Marrocos e da Mauritânia, declarou segunda-feira a alta representante da União Europeia (UE) para a Política Externa e Segurança, Federica Mongherini, exprimiu.

Em conferência de imprensa segunda-feira última, depois da reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos países membros da UE em Luxemburgo, Mongherini precisou que a mesma versou sobre como ajudar estes dois países, material e tecnicamente, para conter este fenómeno.

Acrescentou que as medidas podem consistir no controlo das fronteiras.

"Vamos apoiar os seus programas neste sentido e vamos conceder-lhes mais financiamentos", prometeu a diplomata.

O número de migrantes provenientes de Marrocos rumo à Europa aumentou 150 porcento, enquanto o de os que passam pela Líbia baixou 88 porcento.

No centro de acolhimento de migrantes no Níger, Mongherini afirmou recentemente que a UE coopera com a Organização Internacional para a Migração (OIM) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) com vista a dividir os que necessitem da proteção internacional e proceder ao "repatriamento de outros" de maneira voluntária.

-0- PANA YY/IN/IS/SOC/MAR/DD 17out2018