Agência Panafricana de Notícias

UE perspetiva lançar operação para combater imigração ilegal no Mediterrâneo

Bruxelas, Bélgica (PANA) - O ministro italiano do Interior, Agelino Stefano, pediu à comissária europeia para os Assuntos Internos, Cecilia Malmström, o lançamento duma operação “Frontex plus” (Agência de Controlo das Fronteiras Externas da União Europeia) para combater com maior eficácia a imigração clandestina no Mediterrâneo.

Num comunicado transmitido esta quinta-feira à imprensa em Bruxelas, a responsável europeia, que recebeu quarta-feira em Bruxelas o ministro italiano do Interior, indica que eles examinaram o futuro do operação « Mare Nostrum », lançada no Mediterrâneo pela Itália para o salvamento de migrantes clandestinos.

Esta operação permitiu salvar dezenas de migrantes clandestinos provenientes sobretudo de África e que embarcaram a partir do litoral líbio para atingir, arriscando as suas vidas, a ilha italiana de Lampedusa.

A cada tragédia dos migrantes no Mediterrâneo, os países europeus deploram a perda no mar de tantas vidas humanas.

“A Itália precisa que estas declarações orais de solidariedade se transformem em ações concretas", apelando aos Estados-membros para aumentar os meios financeiros e técnicos da operação Frontex plus, sublinhou o ministro italiano do Interior.

-0- PANA AK/BEH/FK/TON 28ago2014