Agência Panafricana de Notícias

UE levanta sanções contra Zimbabwe

Bruxelas, Bélgica (PANA) – Depois de saudar o sucesso do referendo constitucional no Zimbabwe, a União Europeia (UE) anunciou, num comunicado divulgado terça-feira em Bruxelas, "o levantamento imediato" das sanções contra 81 figuras proibidas de visto na Europa e oito entidades económicas deste país.

No comunicado, a UE saúda o povo zimbabweano pelo "voto pacífico, com sucesso e credível de 16 de março" relativo à aprovação da nova Constituição, considerando que isto representa "uma etapa decisiva" na implementação do acordo político global.

A UE reiterou o seu apoio aos esforços dos partidos políticos, da equipa sul-africana de facilitação e da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), incentivando-os a "capitalizar este impulso" para concluir a implementação do acordo político global, bem como o plano elaborado pela SADC, visto que ele deve conduzir à organização de eleições livres e democráticas em 2013.

Todavia, as sanções que visam o President Robert Mugabe e a sua esposa, bem como a companhia mineira nacional, a Zimbabwe Mining Development Corporation, mantêm-se.

-0- PANA AK/TBM/CJB/TON 26março2013