Agência Panafricana de Notícias

UE lança operação naval Triton de controlo em fronteiras externas

Bruxelas, Bélgica (PANA) – Uma operação naval europeia, designada Triton, para o controlo nas fronteiras externas da União Europeia (UE, foi lançada no fim de semana , soube-se de fonte oficial em Bruxelas.

Triton sucede à operação Mar Nostrum, lançada pela Itália para ao salvamento de migrantes no Mar Mediterrâneo e expirada a 31 de outubro último, soube-se da mesma fonte.

Segundo um comunicado da Comissão Europeia transmitido à imprensa, oito países europeus participam numa base voluntária. Trata-se de França, da Espanha, da Finlândia, da Islândia, de Portugal, dos Países Baixos, da Lituânia e de Malta, que, rotativamente, mobilizarão material técnico e guardas de fronteiras.

Dotada de seis navios, dois aviões e um helicóptero, Triton será funcional unicamente nas águas territoriais europeias, contrariamente aos navios da Mara Nostrum que iam socorrer migrantes muito além das águas nacionais italianas.

Num ano, esta operação naval de salvamento permitiu socorrer 160 mil pessoas, na sua maioria Somalís e Eritreus, bem como de outras nacionalidades do Médio Oriente.

A Triton vai trabalhar em estreita colaboração com a Frontex (Agência Europeia para a Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados Membros da União Europeia) que deve enviar cinco equipas de inquérito para a Líbia e a Tunísia, a fim de perseguir passadores de migrantes.

-0- PANA AK/IS/MAR/DD 3nov2014