Agência Panafricana de Notícias

UE lança novo programa de apoio à integração continental de África

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A União Europeia (UE) lançou esta quarta-feira a primeira fase dum vasto programa visando a integração de África, com um orçamento inicial de 415 milhões de euros para o período de 2014 a 2017, soube-se de fonte oficial em Bruxelas.

Num comunicado transmitido à imprensa, a Comissão Europeia precisa que este programa para a integração da África Setentrional e Subsariana deve garantir uma melhor coerência na gestão das políticas de desenvolvimento, criando sinergias entre a cooperação para o desenvolvimento e outras políticas da UE.

Programado para 2014 a 2020, o custo global deste projeto pan-africano de integração está avaliado em 845 milhões de euros.

Segundo o documento, o novo programa visa, nomeadamente, aumentar a mobilidade no continente africano, melhorar os intercâmbios comerciais entre as regiões, permitir a África e à Europa enfrentar melhor os desafios transnacionais e mundiais, como as migrações, a mudança climática ou a segurança.

O documento inscreve como projeto concreto o apoio aos programas de trocas universitárias de estudantes, a harmonização dos programas de estudos bem como o apoio às missões de observação eleitoral efetuadas pela União Africana (UA).

-0- PANA AK/IS/FK/IZ 06ago2014