Agência Panafricana de Notícias

UE investe 37 milhões de euros na luta contra pirataria marítima na África Oriental e Austral

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A União Europeia (UE) decidiu conceder 37 milhões de euros para financiar programas de luta contra a pirataria marítima na África Oriental e Austral, indica um comunicado da Comissão Europeia transmitido quarta-feira à imprensa em Bruxelas.

Estes créditos permitirão nomeadamente apoiar o Programa para a Segurança Marítima Regional (MASE) visando apoiar a estratégia e o plano de ação para a África Oriental e Austral, lê-se na nota.

Além disso, estes fundos servirão para financiar a estratégia regional de combate a este flagelo por terra na Somália, reforçar meios judiciais para a detenção, transferência e detenção dos piratas, segundo o texto.

A verba permitirá igualmente formar autoridades tornando-as capazes de fazer face às repercussões económicas deste mal bem como aos seus custos financeiros a fim de melhorar as capacidades nacionais e regionais para operações destinadas à segurança marítima, incluindo a supervisão e a formação dos guardas costeiras.

Segundo o comunicado, graças aos esforços desdobrados para este combate, atos de pirataria baixaram de 299, em 2011, para 111, em 2012, e os desvios de navios no Oceano Índico recuaram de 25 a 12 durante o período referenciado.

-0- PANA AK/TBM/IBA/MAR/DD 23maio2013