Agência Panafricana de Notícias

UE insta RD Congo a desarmar à força rebeldes do Rwanda

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A União Europeia (UE) lançou um apelo para "o desarmamento imediato à força" das Forças Democráticas para a Libertação do Rwanda (FDLR) porque o grupo rebelde rwandês desrespeitou o seu compromisso de proceder à desmobilização das suas tropas o mais tardar a 2 de janeiro de 2015.

Para a UE, como a data limite foi desrespeitada, "o momento chegou de lançar uma ação militar contra as FDLR para desarmar à força as suas tropas", indica o comunicado divulgado no termo do Conselho dos Ministros europeus dos Negócios Estrangeiros organizado segunda-feira.

Neste comunicado, a União Europeia apela as FARDC (o Exército regular congolês) e a MONUSCO (Missão da ONU para a Estabilização da RD Congo) a lançar "imediatamente" a operação de desarmamento das FDLR, sublinhando contudo que "a proteção dos civis e a neutralização de todos os grupos armados no leste da RD Congo devem ser a prioridade".

A UE lembra que as violações muito graves dos direitos humanos, em particular as violações das mulheres e das meninas, o recrutamento e a utilização de crianças soldados, são absolutamente inaceitáveis e devem cessar.

-0- PANA AK/BEH/MAR/TON 20 janveiro 2015