Agência Panafricana de Notícias

UE inicia primeira fase de operação de luta contra imigração clandestina

Tripoli, Líbia (PANA) – Os Ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE) adotaram esta segunda-feira o início da primeira fase da operação militar para lutar contra o tráfico de migrantes no Mar Mediterrâneo, que será limitada numa etapa inicial à imposição dum controlo estrito da rede de passadores, noticiaram jornais líbios.

O chefes da diplomacia europeia sublinharam que está previsto o desdobramento do primeiro grupo de navios, submarinos e aeronaves de patrulha, bem como de "drones" (aviões sem piloto) dentro de uma semana.

A Alta Representante dos Negócios Estrangeiros da UE, Federica Mogherini, afirmou que a organização reagiu rapidamente à crise nas suas costas.

Os líderes europeus decidira,m durante uma cimeira extraordinária em abril último, elaborar um plano global para resolver o problema fundamental que inclui uma opção militar para perseguir os traficantes, em particular na Líbia.

O objetivo da primeira fase da operação é a recolha de informações sobre os traficantes seguida da fase de intervenção direta com o assalto contra os barcos dos passadores, bem como a sua desativação e detenção.

A terceira fase envolve a extensão destas operações nas águas territoriais e no interior da Líbia após a aprovação pelo Conselho de Segurança da ONU duma resolução sobre esta questão e o aval daquele país da África do Norte.

-0- PANA BY/IS/FK/TON 22junho015