Agência Panafricana de Notícias

UE implementa novo programa de apoio a pequenas e médias empresas no Congo

Brazzaville, Congo (PANA) – A União Europeia (UE) implementará brevemente um novo programa de apoio às Pequenas e Médias Empresas (PME) congolesas, avaliado em seis milhões e 500 mil euros, soube a PANA segunda-feira junto do Ministério das Pequenas e Médias Empresas.

Denominado « Cheque-serviços », este programa destina-se ao reforço das capacidades técnicas e de gestão das PME com o objetivo de dar às PME congolesas a capacidade de desenvolverem um plano de negócios, autogerirem-se melhor enquanto empresas pessoais para passarem do setor informal para o formal.

O projeto « cheque-serviços » será pilotado pelo Ministério das Pequenas e Médias Empresas e Artesanato com a assistência de consultores privados bem como de bancos que participarão além disso na sua aplicação.

A economia congolesa é caraterizada por uma fraca diversificação, por um setor bancário e financeiro ainda limitado bem como por um setor privado embrionário, confrontado com numerosas dificuldades.

Os principais obstáculos ao desenvolvimento do setor privado são o acesso difícil ao financiamento, a falta de formação e de informação, a falta de infraestruturas, a insegurança judicial e jurídica e a corrupção.

Por outro lado, o clima de negócios é pouco propício ao desenvolvimento de empreendedorismo.

Segundo o relatório Doing Business 2015 do Banco Mundial sobre o Clima de Negócios, o Congo é classificado 176º dos 189 países no mundo.

-0- PANA MB/JSG/MAR/DD 24out2016