Agência Panafricana de Notícias

UE exige proteção de missões diplomáticas na capital líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – A União Europeia (UE) defende a necessidade de se garantir a segurança das missões diplomáticas em Tripoli dando-lhes uma melhor proteção, após um duplo ataque perpetrado esta quinta-feira contra as embaixadas do Egito e dos Emirados Árabes Unidos.

« A UE advoga a garantia da segurança das embaixadas e das missões diplomáticas na capital líbia », indicou num comunicado a porta-voz da alta representante da mesma instituição para a Política Estrangeira, Katherine Ray.

Ray condenou os atos terroristas no Egito e na Líbia, que visaram a estação de metro no Cairo, a capital egípcia, e as missões diplomáticas na Líbia.

De acordo com o comunicado, a UE condenou o ato terrorista ocorrido na cidade do Cairo, denunciando todas as formas do terrorismo e acompanhando a situação de perto.

Repreendeu igualmente o ataque perpetrado contra as embaixadas do Egito e dos Emirados Árabes Unidos em Tripoli.

Ray indicou que estes atos causam grandes danos à estabilidade da Líbia, que sempre precisa da segurança.

Por outro lado, a União Europeia desaprovou os ataques à bomba ocorridos quarta-feira em Tobrouk, no leste da Líbia, afirmando que “ estes atos só vão desestabilizar cada vez mais o país que sofre de insegurança”.

A UE apelou a todas as partes para evitarem qualquer ação suscetível de aumentar as divisões, sem contribuir para uma solução da crise, sublinhando que o diálogo é o único meio para chegar a uma resolução política da crise líbia.

-0- PANA BY/TBM/FK/DD 13nov2014