Agência Panafricana de Notícias

UE envia observadores para eleições na Serra Leoa

Paris, França (PANA) - A União Europeia (UE) vai assegurar a observação das eleições presidenciais, legislativas e dos conselhos local e municipal na Serra Leoa que terão lugar a 17 de novembro, soube a PANA de fonte da organização comunitária.

"As eleições, que devem ter lugar em breve na Serra Leoa, as terceiras desde o fim da guerra civil, terão uma importância considerável para a estabilidade e a evolução democrática do país", declarou a representante da UE para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Catherine Ashton, num comunicado transmitido à PANA em Paris.

A missão independente de observação eleitoral da UE, dirigida por Richard Howitt, membro do Parlamento europeu, chegou a 3 de outubro a Freetown e vai deslocar-se para acompanhar o processo eleitoral.

"Espero que todas as instituições do Estado demostrarão que elas são capazes de organizar eleições credíveis e transparentes e que todos os interessados participarão no processo de maneira pacífica e democrática", sublinhou Catherine Ashton.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas, que adotou por unamidade em setembro passado uma resolução que prolonga até finais de março de 2013 o mandato do Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Serra Leoa (BINUCSIL), apelou igualmente aos atores do país a assegurar que as próximas eleições sejam "pacíficas, inclusivas e credíveis".

Estas eleições constituirão um teste para este país da África Ocidental que está em plena reconstrução após uma guerra civil mortífera que terminou em 2002.

-0- PANA BM/TBM/IBA/MAR/TON 10outubro2012