Agência Panafricana de Notícias

UE envia 4 peritos para observar eleições gerais em Angola

Bruxelas, Bélgica (PANA) – O Governo angolano informou a União Europeia (UE) de que aceita a presença no país de quatro peritos europeus durante o desenrolar das eleições gerais de 23 agosto próximo, indica um comunicado oficial transmitido à imprensa.

Lembre-se que Angola recusou a assinatura do memorando exigido pela UE para uma Missão de Observação Eleitoral propriamented dita, o que levou a organização comunitária a optar pela alternativa de uma missão mais restrita de peritos.

Em geral, a UE envia para um país africano parceiro uma equipa de 200 observadores eleitorais dividida em dois grupos, sendo um de observadores de curta duração e outro de observadores de longa duração com material sofisticado de telecomunicações.

No termo do mandato da Missão, esta publica um relatório definitivo que pode conter recomendações para a melhoria do processo eleitoral ou rejeitar os resultados.

Angola e a UE estão ligadas, através do Acordo de Cotonou, assinado em 2000 pelos 78 países do Grupo de África, Caraíbas e Pacífico (ACP) e os 27 Estados-membros da UE.

Em virturde deste acordo, a UE pode suspender parcial ou totalmente a cooperação com um país ACP por violações graves dos princípios democráticos, como falsificar os resultados das eleições, por exemplo.

-0- PANA AK/JSG/IBA/FK/IZ 3ago2017