Agência Panafricana de Notícias

UE envia 20 observadores eleitorais para segunda volta de presidenciais na Libéria

Monróvia, Libéria (PANA) - A Missão de Observação Eleitoral da União Europeia (MOE-UE) enviou, terça-feira, 20 observadores a longo prazo para a Libéria para a segunda volta das eleições presidenciais de 07 de novembro.

Os observadores chegaram a Monróvia, segunda-feira, e serão desdobrados em todas as regiões da Libéria, declarou à PANA em Monróvia, René Schulthoff, responsável da Missão para as relações com a imprensa e sensibilização do público.

Um outro grupo de 34 observadores a curto prazo vai reforçar a missão um pouco antes do dia da votação, explicou.

Esta nova equipa vai elevar para 81 o número total de observadores desdobrados, incluindo pessoal a curto e longo prazos e uma equipa central em Monróvia.

O mesmo número de observadores foi enviado durante a primeira volta das eleições, a 10 de outubro corrente, lembrou Schulthoff.

O Governo liberiano convidou a União Europeia para desdobrar uma missão de observação, e as duas partes assinaram um protocolo de acordo sobre esta questão no Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Monróvia, no mês de agosto deste ano.

A MOE-UE é um órgão independente das instituições, dos Estados-membros ou dos Governos da UE, que se compromete a fazer prova de neutralidade e conformar-se com a Declaração de Princípios e com o Código de Conduta para a observação internacional das eleições, bem como com as leis da Libéria.

-0- PANA PTK/VAO/FJG/IS/MAR/IZ 31out2017