Agência Panafricana de Notícias

UE e UA aumentam salário de soldados da força africana na Somália

Paris, França (PANA) - A União Europeia e a Comissão da União Africana (CUA) concluíram um acordo que permite elevar o salário mensal dos soldados da Força Africana na Somália (AMISOM) de 700 dólares americanos atualente a mil dólares americanos, indicou terça-feira à PANA uma fonte próxima das negociações.

O salário dos militares da paz da UA na Somália tinha sido aumentado pela primeira vez de 500 para 700 dólares americanos, no termo de negociações apertadas entre a CUA e a UE, sendo esta última o principal doador da AMISOM.

"As coisas não foram simples, mas conseguimos obter a compreensão dos nossos parceiros para aceitarem este aumento de salário. Os soldados da AMISOM realizam um trabalho formidável em condições muito difíceis", explicou no anonimato à PANA um dos negociadores africanos.

Cerca de oito mil soldados africanos, principalmente Burundeses e Ugandeses, foram desdobrados na Somália para apoiar o Governo Federal de Transição (GFT) confrontado com um grupo terrorista El Shabab que impede o regresso da paz a este país do Corno de África.

Os efetivos da AMISOM deverão passar proximamente 12 mil elementos com a chegada dos contingentes do Djibuti e da Guiné Conakry.

-0- PANA SEI/JSG/SOC/MAR/DD 14dezembro2011