Agência Panafricana de Notícias

UE e UA abordam migração, paz e segurança

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A reunião conjunta anual entre a Comissão da União Africana (UA) e a Comissão da União Europeia (UE) teve início esta quarta-feira em Bruxelas, a capital da Bélgica, com vista a analisar vários pontos, nomeadamente o desenvolvimento, a migração, a paz, a segurança e a democracia, segundo um documento transmitido à imprensa.

No seu discurso na abertura dos trabalhos, o presidente da Comissão da UE, Jean-Claude Juncker, declarou que esta reunião se realiza numa fase difícil fruto da crise na Líbia e da situação trágica no Mediterrâneo.

“Nós devemos intensificar a colaboração entre a África do Norte e a África Subsariana a fim de reforçar as capacidades de gestão das migrações e das fronteiras », sublinhou o responsável do executivo europeu.

Por sua vez, a presidente da Comissão da UA, Nkosazana Dlamini Zuma, sublinhou a necessidade de reforçar a cooperação na luta contra o extremismo violento na Somália, no Sahel e devido à seita Boko Haram na Nigéria e nos países vizinhos.

Durante uma cerimónia separada, o vice-presidente da Comissão da UA, Erastus Mwancha, e o comissário europeu para o Desenvolvimento, Neven Mimica, assinaram um programa de 80 milhões de euros destinado a reforçar as capacidades de resiliência face às catástrofes na África Subsariana.

As reuniões anuais entre a UA e a UE, que se realizam alternadamente em Bruxelas e em Addis Abeba (Etiópia), visam, através dum diálogo político e estratégico, fornecer orientações políticas regulares para orientar a parceria estratégica entre ambas organizações, indica um documento europeu transmitido à imprensa.

-0- PANA AK/BEH/FK/TON 22abril2015